Como se tornar Radioamador

Abaixo estão algumas informações básicas para que a pessoa interessada possa dar continuidade ao seu interesse em utilizar um rádio transceptor pelo Serviço de Radioamador no Brasil de forma legal.


O que é Radioamadorismo?

O radioamadorismo é um hobby técnico-científico e um serviço de telecomunicação (Serviço de Amador e Amador por Satélite. É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. O radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos praticantes, chamados de radioamadores. O radioamadorismo não deve ser confundido com o Serviço Rádio do Cidadão (conhecido como PX no Brasil) ou Serviço Limitado Privado (exercido nos comunicados via rádio por categorias profissionais como motoristas, taxistas, caminhoneiros, etc).

Fonte: Wikipedia

Além disso, muitos Radioamadores se organizam voluntariamente para prover sistemas de comunicação em situações de desastre, emergência e calamidade pública (inclusive quando os meios convencionais de comunicações podem falhar ou não responderem à demanda), de forma a auxiliarem ativamente na salvaguarda da vida humana. Destaca-se, no Brasil, a RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, ligada ao Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC).

O que fazer para se tornar Radioamador? 

Basicamente:

- Estudar a legislação específica vigente e as noções de ética e técnica operacional;
- Verificar data disponível para realização da prova em seu estado;
- Submeter-se às provas e se aprovado,
- Enviar requerimento do serviço (estação móvel, fixa ou ambas);
- Quitar as respectivas taxas;

e depois? 

- Assim que a estação for oficialmente licenciada, praticar o que foi aprendido.
- Buscar manter-se atualizado (a) sobre portarias e instruções normativas da Anatel em relação ao serviço de Radioamador.
- Manter a licença para funcionamento de estação rapidamente acessível em caso de fiscalização.
- Portar o Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER sempre que estiver operando.
- Zelar pela sua segurança e de outros em sua estação de rádio no que se refere a eletricidade e radioeletricidade.  


O serviço é gratuito? 

Não, porém não há cobrança mensal e o valor das taxas é acessível, pago anualmente.  Embora não seja um serviço gratuito, o hobby atrai praticantes de todas as classes sociais.

Curiosidades: 

Dentre Radioamadores famosos, pode-se listar Priscilla Presley (atriz), John Sculley (fundador da Apple), Juan Carlos (Rei de Espanha), Bhumiphol Adulayadej (Rei da Tailândia), Percy L. Spencer (inventor do forno de microondas), Joe Walsh (guitarrista do The Eagles), Marlon Brando (ator), Akio Morita (Fundador da Sony), dentre outras personalidades.

Por onde realmente começo?

É aconselhado que se leia todo o artigo da Wikipedia sobre Radioamadorismo aqui para se ter uma ideia abrangente sobre o universo radioamadorístico.

Ler atentamente as informações gerais sobre o serviço de Radioamadorismo fornecidas pela Agência Nacional de Telecumunicações (ANATEL) e estudar a legislação atualizada, conforme disponibilizada por eles aqui.

Buscar a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão de seu estado é um caminho também recomendado. A LABRE, como é conhecida, é uma associação civil que reúne os adeptos do hobby em nível nacional.

Trata-se de uma entidade de utilidade pública fundada em 1934 e reconhecida pelo Ministério das Comunicações. Ela é filiada à International Amateur Radio Union - IARU, que por sua vez é uma confederação internacional de associações de radioamadores fundada em 1925 e que representa os interesses dos Radioamadores junto à União Internacional de Telecumunicações.
 
Através da LABRE, o (a) interessado (a) receberá todas as informações que estiverem faltando, inclusive orientações sobre datas e marcação de provas, auxílio na solicitação do serviço por parte do aprovado, além de ser um bom caminho para se conhecer outros Radioamadores antes mesmo de se comprar um rádio transmissor.

Lembre-se: Radioamador não é o equipamento de rádio transmissão, mas a pessoa que está por trás dele. 

Se gosta de rádio e de aprender coisas novas, além fazer muitos amigos, este é um grande hobby para você!

Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário