Como se tornar Radioamador

Abaixo estão algumas informações básicas para que a pessoa interessada possa dar continuidada ao seu interesse em utilizar um rádio transceptor pelo Serviço de Radioamador no Brasil de forma legal no Brasil.


O que é Radioamadorismo?

O radioamadorismo é um hobby técnico-científico e um serviço de telecomunicação (Serviço de Amador e Amador por Satélite. É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. O radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos praticantes, chamados de radioamadores. O radioamadorismo não deve ser confundido com o Serviço Rádio do Cidadão (conhecido como PX no Brasil) ou Serviço Limitado Privado (exercido nos comunicados via rádio por categorias profissionais como motoristas, taxistas, caminhoneiros, etc).

Fonte: Wikipedia


O que fazer para se tornar Radioamador? 

Basicamente:

- Estudar a legislação específica vigente e as noções de ética e técnica operacional;
- Verificar data disponível para realização da prova em seu estado;
- Submeter-se às provas e se aprovado,
- Enviar requerimento do serviço (estação móvel, fixa ou ambas);
- Quitar as respectivas taxas;
- Praticar o que foi aprendido após o licenciamento da estação e de posse do Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER.

O serviço é gratuito? 

Não, porém as taxas são muito baixas.


Por onde realmente começo?

É aconselhada a leitura de todo o artigo da Wikipedia sobre Radioamadorismo aqui para se ter uma ideia abrangente sobre o universo radioamadorístico.

Ler atentamente as informações gerais sobre o serviço de Radioamadorismo fornecidas pela Agência Nacional de Telecumunicações (ANATEL) e estudar a legislação atualizada, conforme disponibilizada por eles aqui.

Buscar a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão de seu estado é um caminho também recomendado. A LABRE, como é conhecida, é uma associação civil que reúne os adeptos do hobby em nível nacional.

Trata-se de uma entidade de utilidade pública fundada em 1934 e reconhecida pelo Ministério das Comunicações. Ela é filiada à International Amateur Radio Union - IARU, que por sua vez é uma confederação internacional de associações de radioamadores fundada em 1925 e que representa os interesses dos Radioamadores junto à União Internacional de Telecumunicações.
 
 Através da LABRE, o interessado receberá todas as informações que estiverem faltando, inclusive orientações sobre datas e marcação de provas, auxílio na solicitação do serviço por parte do aprovado, além de ser um bom caminho para se conhecer outros Radioamadores antes mesmo de se comprar um rádio transmissor.

Lembre-se: Radioamador não é o equipamento de rádio transmissão, mas a pessoa que está por trás dele. 

Se gosta de rádio, de aprender coisas novas, além fazer amigos, este é um grande hobby para você!

Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário