segunda-feira, 15 de maio de 2017

Antena Bazooka VHF 2 metros


Antena Bazooka VHF para 2 metros



Como ainda não me aventurei muito na fabricação artesanal de antenas, recorri ao Helder - PU4HVT (Campos Gerais - MG) que me fabricou uma antena de base para VHF - 2 metros. Ela chegou no último sábado pela manhã.

O projeto original da Bazooka foi desenvolvido pelo MIT décadas atrás para operar como uma antena radar. Ela acabou sendo adaptada a outros usos em rádio-comunicação pelos radioamadores.


Foto: Helder V. Terra - PU4HVT (fabricante)

Ela veio desmontada devido às regras de postagem dos Correios, mas logo fiz o encaixe dos canos de PVC de boa qualidade (marca Amanco).

Lóbulo de irradiação da antena com 5db de ganho:



A antena já veio com uma pintura especial contra raios UV e tudo foi caprichosamente soldado com a utilização de tubos termo-retráteis.


Antes de ter uma antena mais eficiente, tudo o que utilizava em VHF era a antena padrão que veio acompanhando o meu SDR RTL2832U:





Muito curta e com base magnética também reduzida, a antena não estava à altura do dispositivo.  Alguns serviços locais chegavam por morar próximo à região central e estar em uma área alta da cidade, mas deixava muito a desejar.

O dongle utiliza uma conexão do tipo pigtail MCX fêmea. Para que pudesse utilizar minha antena Bazooka para a faixa de 2 Metros com ele, esta teria de ter a terminação com MCX macho, ao invés do PL259:

Como não quis sacrificar o trabalho feito no conector PL, a solução foi utilizar um rabicho micro coaxial com um adaptador. Isto também evitará que eu tenha de refazer a ponta do cabo coaxial com o PL259 quando adquirir meu primeiro transceptor VHF:


Foto: Rodrigo de Araujo S. Fonseca
 Ao fundo, papel de parede do computador com o tema Sputnik (satélite).

Infelizmente não tenho como saber se houve alguma perda de performance em DBs com a adaptação, pois não possuo rádio VHF para conectar diretamente ao PL259 e comparar, mas certamente houve um grande ganho de performance em comparação com a anteninha anterior.

Embora não tenha conseguido ainda posicionar a antena em seu ponto ideal (quanto mais alto melhor), fiz a instalação provisória a 20 cm da lage do segundo andar, sob o telhado, mas cerca de 6 metros do chão, o que já me rendeu excelentes escutas, embora ao ar livre seja o ideal.

Também tenho conseguido fazer escutas na faixa dos 70 centímetros com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário